Giovanni Archidiacono

SISTEMA COM AUTONOMIA PERPETUA

O sol nos fornece uma energia limpa inesgotável, isso já é fato, mas temos que simplificar para ter maior rendimento de todo o sistema evitando parasitas que só consomem energia, dificultando e até inviabilizando a sua instalação, o custo fica muito alto, e um tempo muito longo para começar a dar retorno, ou nenhum retorno é quando o sistema já começa a dar sinal de escassez. Está na hora de começar a trocar as peças que já ultrapassam seu tempo de vida útil, um sistema quanto mais peças mais manutenção e custo, quanto mais simples a instalação menor é custo e mais rápido é o retorno do investimento.

Toda instalação precisa ser bem planejada, são situações adversas para cada instalação, onde envolve consumo, localização, espaço e acesso a instalação dos equipamentos.

Uma instalação para aquecimento de água, pode funcionar perfeitamente com 4 componentes: placa solar, células foto voltaicas, bomba de 12 Vdc e uma caixa d’agua com isolamento térmico. O funcionamento é bem simples, as células fotovoltaicas enxergam o sol que gera energias com as células foto voltaicas e calor para as placas solares, fazendo a bomba funcionar, circulando a água nas placas solares que vai aquecendo a água na caixa d’agua. Este sistema funciona independente com uma autonomia ilimitada, a célula fotovoltaica está dimensionada para funcionar quando o dia tem sol, se o dia está nublado ela não tem potência para funcionar a bomba e a circulação de água para nas placas solares. No final do dia, tem água quente na caixa d’agua. Se não aqueceu o suficiente para uma ducha quentinha, a instalação de um chuveiro com controle de temperatura aquece a diferença de um dia com pouco sol. O chuveiro com ajuste para uma temperatura menor, o consumo de energia também é menor.