Giovanni Archidiacono

A TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

A parceria que esta dando bons resultados.

Evoluções em componentes eletrônicos e hoje é uma realidade. O Led é já estão no mercado o super led. Em julho de 2017, foi criado o super capacitor pela A Mouser Electronics, e já dispõe para despacho os novos super capacitores da Kemet com diversas faixas de valores que vão até 1 F. A faixa de tensões de operação vai de 3,5 a 5,5 V. é um avanço muito importante na eletrônica esse componente tem diversas funções, como armazenamento, filtros de fontes, filtros ressonantes, filtro de linha, osciladores de baixa frequência, temporizadores, e com essa capacidade de armazenar substituirão as pilhas com grandes vantagens, velocidade de recarga e durabilidade incalculável. Estou esperando o momento em que outros componentes devem ser potencializados no futuro. São pastilhas termoelétricas potier que poderão substituir ar condicionado e geladeiras convencionais e são fontes de energia. Aquecendo as pastilhas geram alguns volts suficientes para ter energia para substituir bateria marca-passo com a própria temperatura corporal que varia de 36ºC a 37ºC, evitando assim nova cirurgia para substituir bateria. Células fotovoltaicas poderão funcionar gerando energia com dimensões menores ocupando menos espaços e gerando mais energia podendo ser utilizados para transmissão de energia sem fio ou com fibra ótica e substituir elétrons por fótons em novos equipamentos eletrônicos, exemplo: computadores criando micro chips com fótons, evitando muitos problemas como aquecimento, interferência, queima do componente por descarga atmosférica pela alta frequência das ondas eletromagnéticas etc. Com essas tecnologias, podemos ter casa ecologicamente sustentáveis inteligente e mais eficiente, com tensão de 12VDC das células fotovoltaicas para alimentar os eletrodomésticos. A simplificação dos eletrodomésticos também são fatores importantes para essa realidade a sua simplificação, Exemplo: fonte de pode ser externa, lâmpadas de led, ventiladores e muitos outros de 12VDC. A economia de componentes eletrônicos, consequentemente resíduos eletrônicos seriam enormes. O planeta agradece.

a) Protótipo de lanterna com super capacitor 12 horas de autonomia com 3 led de auto brilho de 3V

b) Protótipo de lanterna com capacitor comum autonomia 1 minuto para um 1 led de auto brilho de 3V

Super capacitor ~5 minuto de carga 12 horas de autonomia com 3 led de auto brilho de 3V. A substituição das pilhas e uma questão de tempo.                  A vida útil do capacitor vai de 15 a 20 anos

Estima-se que ~23 milhões de toneladas de resíduos (pilhas), deixarão de ser jogados ao meio ambiente em todo mundo. Sem contar o custo ao meio ambiente para sua fabricação.                                                                                           É um grande avanço na parceria Tecnologia e Meio Ambiente.

Giovanni Archidiacono
  • Giovanni Archidiacono Biólogo
  • Biólogo Aprendendo com a mãe natureza, a sua divindade beleza e sabedoria, a essência da Biodiversidade. Praticante da sustentabilidade Vero.

Comentários (1)

noname
À Cada dia aumenta a preocupação com um meio ambiente sustentável e mais e mais tecnologias surgem voltadas pra essa finalidade: - minimizar o impacto causado pelo homem na sua ânsia por lucro e conforto e assim salvar o planeta para as futuras gerações. Adorei o artigo que traz boas novas e esperança. Parabéns ao autor!!!! Ana Archidiacono é Empresária, Advogada, Mediadora de Conflitos e Perita Judicial Ambiental.